sábado, 16 de fevereiro de 2013

A Crise Explicada às Crianças - Uma visão à direita e à esquerda


Sinopse:
Numa altura em que só se fala em crise, crise e mais crise, quem explica às crianças o que é essa coisa que a todos nos aflige? Este livro explica. E explica de acordo com a ideologia favorita de cada leitor: se prefere as justificações defendidas pela esquerda começa a ler o livro por um lado, se prefere as justificações defendidas pela direita começa a ler o livro por outro.

Os protagonistas são os mesmos dos dois lados – um urso gordo (o défice) e um enxame de abelhas furiosas (os mercados) –, mas as explicações para o estado a que o país chegou mudam bastante consoante o ponto de vista favorito do leitor e o sentido da sua leitura.
Fonte: Esfera do Livro

Vitor Gaspar - Ministro das Finanças na apresentação do livro 


Sobre o autor:
João Miguel Tavares
João Miguel Tavares nasceu em Portalegre em 1973. Passou pela Engenharia Química, licenciou-se em Ciências da Comunicação. Foi jornalista no Diário de Notícias e é colunista do Correio da Manhã, director adjunto da revista Time Out e integra a equipa ministerial do programa da TSF Governo Sombra.

Sobre o ilustrador:
Nuno Saraiva
Nasce a 27 de Agosto de 1969 em Lisboa onde vive e trabalha. É professor de Banda Desenhada e de Cartoon Político na escola de artes Ar.Co. Tem publicado banda desenhada desde 1993, na imprensa portuguesa desde o Fiel Inimigo ao Expresso. Foi co-autor, com Júlio Pinto, da “Filosofia de Ponta”, publicada no Independente. Recentemente, publica no gratuito ROSA MARIA, jornal da mouraria, a série "A Vida em Rosa", a par da série “Na Terra como no Céu” no semanário SOL, onde ilustrou a colecção de cromos "Eusébio". Com João Miguel Tavares editou o já polémico livro infantil "A Crise contada às crianças" cujo baptismo teve a benção de um ministro das finanças, facto de que hoje o autor se arrepende tremendamente.
Conheça um pouco mais em Blogfólio de Ilustração