quarta-feira, 30 de junho de 2010

Saramago - A grande homenagem

Este Power-Point chegou-me via e-mail, com este pequeno comentário, tão verdadeiro.


"Fernando Pessoa era para nós, portugueses, um desconhecido, quando o Brasil e o mundo já o reverenciava. Só depois aprendemos a amá-lo.

Com Saramago acontecerá o mesmo, quando as invejas e a tacanhez intelectual forem abafadas pela voz do mundo.
E a prova disto é o excelente Powerpoint que me enviaram do Brasil, pleno de humanidade."


Carregue em "Menu" e depois em "View Fullsreen"

terça-feira, 29 de junho de 2010

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Este artigo é brasileiro. poderão estranhar a situação da utilização do "trema", algo que,  na língua mãe, não se utiliza há muitos anos. Muitos de nós nunca os utilizou.
Mas o resto das alterações são claras e ajudam-nos a perceber um pouco mais deste acordo.

Para ler, tecle no link Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

domingo, 27 de junho de 2010

Livros digitais em todo o lado

Livros digitais em todo o lado
Para ler um livro digital não é obrigatório que adquira um leitor dedicado. Na verdade, pode não ser necessário gastar um único euro, nem nos livros. Muitas lojas "on-line" oferecem conteúdos que também podem chegar ao PC ou ao telemóvel. Muitas vezes, sem custos.
5 Lojas de livros electrónicos multi-plataforma

1. eBooks.com












Existe desde 2000 e na última década decorou-se de novas áreas e multiplicou a oferta disponível. A ebooks.com aposta nos títulos em inglês e destaca-se pelo facto de permitir navegar no interior de um livro antes da compra e por oferecer, para muitos dos livros disponíveis a possibilidade de ler "on-line" a obra adquirida sem necessidade de descarregar qualquer programa, como terá de fazer quem pretende ler de outra forma. A esmagadora maioria dos livros disponíveis está em inglês - assim como a plataforma - e os formatos suportados são diversos (nem todos os livros estão disponíveis em todos os formatos suportados pela loja), informação sempre detalhada na ficha que acompanha cada titulo disponível para venda. A possibilidade de imprimir os títulos adquiridos também existe, mas para um universo reduzido de títulos e só quando há autorização dos autores. A oferta divide-se entre ficção, não-ficção, livros académicos, entre outros.

Pagamento Em dólares, com cartão de crédito.
Site http://www.ebooks.com/

2. Projecto Gutenberg











É um dos projectos mais antigos da Internet, nesta área da digitalização de livros, o Projecto Gutenberg. Suportado por voluntários, oferece exclusivamente conteúdos de acesso gratuito numa lógica de chegar a tantos dispositivos e plataformas quantas seja possível. Assim, a lista de compatibilidades é longa, entre leitores dedicados, smartphones, sistemas de jogos ou mesmo leitores MP3. Diferentes formatos ou dispositivos podem é estar condicionados a diferentes possibilidade de manuseamento dos livros electrónicos. Todos os livros que passam pela plataforma foram previamente editados em papel por uma editora e só depois disso digitalizados. A par da oferta directamente proporcionada pelos voluntários Gutenberg, quem passa pelo site pode ser remetido - se aceitar a proposta - para um conjunto de moradas de parceiros do projecto, com mais ofertas de livros gratuitos ou de baixo custo. O Gutenberg tem uma versão em português e catálogos que agrupam os livros na mesma língua, todos e os mais recentes.

Pagamento Todos os conteúdos são gratuitos
Site http://www.gutenberg.org

3. Kindle Store











O popular leitor de livros digitais da Amazon também dá nome a uma loja de aplicações, a Kindle Store. A plataforma começou por estar dirigida aos leitores da marca (no formato proprietário da Amazon AZW), mas há muito que a empresa percebeu que podia maximizar a utilização do serviço e começou a disponibilizar versões gratuitas do software para diversos tipos de dispositivo. A ausência mais notada é uma versão para Android, embora esteja já prometida para o verão. Para garantir compatibilidade com toda a oferta disponível para o leitor e tirar partido da aplicação para ele criada é preciso instalar software, na versão mais adequada ao dispositivo usado. No caso de ser o PC, saiba que a versão deixa de fora os conteúdos extra-livros, como jornais, revistas ou blogs e (ainda) só é compatível com Windows. Em qualquer versão do software estão à disposição várias opções de personalização, como alterações de fundo, visualização de ecrã completo ou editar notas, entre outras. É também sempre possível ler o primeiro capítulo do livro antes de decidir uma compra.

Pagamento Meios de pagamento habituais.
Site www.amazon.com/gp/kindle/pc (para PC, as versões móveis podem ser descarregadas das respectivas lojas de aplicações).

4. Google Books















Polémico desde o início o Google Books fica para a história como o primeiro grande esforço para criar um acervo poderoso de livros digitais. Muitas alterações à fórmula inicial têm sido feitas para acalmar ânimos. Hoje o serviço mistura ofertas pagas e gratuitas de livros, completa ou parcialmente digitalizados, a que o utilizador pode ter acesso integral - quando não há direitos de copyright em vigor - ou parcial, apenas para decidir uma compra. As obras pagas são vendidas pelos parceiros, cujas lojas "on-line" estão assinaladas na página onde é mostrado o conteúdo, mas a vertente mais interessante do projecto está no portefólio de conteúdos de acesso livre que chegaram ao projecto por via de acordos com algumas das mais importantes bibliotecas académicas dos Estados Unidos e da Europa. Muitas das ofertas de acesso gratuito disponibilizadas em algumas lojas "on-line" de livros (como na loja da Sony) resultam de parcerias com a Google.

Catálogo disponível mais de um milhão de títulos em domínio público
Site http://books.google.com/


5. Diesel eBook Store













Com uma oferta capaz de merecer uns longos minutos de navegação antes de uma decisão, a Diesel eBook Store é uma opção a considerar para quem anda à procura de livros mais recentes e de autores conhecidos para consumir em versão digital. Nas 40 categorias em que divide a oferta é possível encontrar quase de tudo, com uma abrangência significativa de formas cobertos. Até porque as categorias principais se dividem em 2.700 subcategorias, para facilitar a pesquisa de quem anda à procura de conteúdos mais específicos. Por cada compra o utilizador ganha pontos que se traduzem em descontos na compra seguinte. À oferta paga junta-se uma extensa oferta de conteúdos gratuitos, dominantemente em língua inglesa, graças a uma parceria com o Google Books.

Pagamento Meios de pagamento habituais
Site http://www.diesel-ebooks.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Portugal X Brasil em Dia da Independência de Moçambique



Medalha comemorativa do jogo Portugal-Brasil, que serviu para inaugurar o estádio da Machava (então Salazar) em 30 de Junho de 1968.

Parabéns Moçambique

As tuas mãos são para proteger, não para castigar

terça-feira, 22 de junho de 2010

Apelo - Professsores para S.Tomé e Príncipe

SE CONHECEREM ALGUÉM DENTRO DA ÁREA QUE PRECISE DE EMPREGO, DIVULGUEM



Porque nunca se sabe quem pode estar interessado!
Aqui vai!
Olá a todos...

Eu sou o Pedro Nazaré... fui Leigo para o Desenvolvimento em São Tomé e Príncipe em 2003/2004, actualmente estou ao serviço do IDF em São Tomé não como professor mas nos serviços de administração.
Escrevo vos a informar de que estamos a "tentar" recrutar professores para todos os grupos disciplinares... quem sabe... se... não conhecem alguém que possa estar interessado em dar aulas numa escola com paralelismo pedagógico ao currículo português -(do 5º ano ao 12º ano lectivo - agrupamento de estudos cientifico humanísticos - Ciências e Tecnologias / Línguas e Humanidades e novidade para o ano lectivo 2010/2011 Artes Visuais), Pontos fortes da nossa escola - apenas 350 alunos, duas turmas em cada ano lectivo, escola bonita situada no campo de milho próximo da linha imaginária do equador (a cerca de 60km)... situada ainda entre as duas baías mais bonitas do continente Africano (ou talvez não) a Baía Ana Chaves e a Baía da Praia Lagarto - Praia Emília - praia francesa - aeroporto e o deslumbrante ilhéu das cabras... serão de certeza argumentos muito fortes para desafiar os espíritos mais inquietos...

Se puderem ajudar a divulgar ficaríamos muito agradecidos...
Os contactos para envio de currículos e pedido de informações:
e-mail: idf.stp@gmail.com
idf.director@gmail.com

Telefone: 00239.2221194

Fax: 00239.2221194

Queiram aceitar os melhores cumprimentos,

Pedro

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A menina que odiava livros

Esta é a história de Meena, uma garota que simplesmente odiava os livros. Mas ela não conseguia ficar longe deles, porque em sua casa eles estavam por toda parte.
Mas um dia o gatinho de Meena derrubou uma pilha enorme de livros infantis. Abertas pela primeira vez, as páginas dos livros libertaram os personagens e animais das histórias.

O sucessor de Saramago

Da nova geração de romancistas, o autor de Ensaio sobre a Lucidez escolhia um, sem qualquer hesitação: Gonçalo M. Tavares, autor de Jerusalém. "Vaticinei-lhe o Nobel para daqui a trinta anos, e penso que vou acertar."

Gonçalo M. Tavares nasceu em Luanda em 1970. Em Dezembro de 2001 publicou a sua primeira obra Livro de Dança. Venceu numerosos prémios literários, como o prémio Ler/Millennium em 2004, o Prémio José Saramago em 2005 e o Prémio Portugal Telecom em 2007. Traduzida para diversas línguas, a sua obra deu origem a peças de teatro, objectos de arte, óperas…
Entre os livros principais, lembramos: O Senhor Válery, de 2002, A máquina de Joseph Walser, de 2004, O Senhor Calvino, de 2005, Jerusalém, de 2004, Histórias Falsas, de 2005, Aprender a rezar na era da técnica, de 2007. Escritor ligado às temáticas do pós-modernismo, distingue-se pelo seu estilo clássico e, ao mesmo tempo, vanguardista, sondando o mundo da loucura, da falsa normalidade e das novas tecnologias.

sábado, 19 de junho de 2010

La flor más grande del mundo- Saramago y Emilio Aragón

Morreu José Saramago

Se conduzir não beba

Uma das maiores empresas de marketing do mundo, resolveu passar uma mensagem para todos, através de um vídeo criado pela TAC (Transport Accident Commission) e que teve um efeito drástico na Inglaterra.

Depois desta mensagem, 40% da população da Inglaterra, deixou de usar drogas e de consumir álcool pelo menos nas datas comemorativas. Pena que não temos este tipo de iniciativa aqui em Portugal. Espero que todos assistam, mesmo que não se alcoolize ou use algum tipo de drogas, e que reflictam e passem para os seus contactos. Oriente seus filhos, sobrinhos, amigos etc...


quinta-feira, 17 de junho de 2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

As visitas do Dr. Valdez - João Paulo Borges Coelho


Tendo como pano de fundo o final de um império e o nascimento de um país, esta é a história do ocaso de duas velhas senhoras e do crescimento de um rapaz. Fechados numa pequena casa, esforçam-se os três — cada um à sua maneira — por construir uma família fora do tempo e das convenções. Mas são muitos, e fortes, os sinais que entram pelas janelas para dar sabor às suas vidas. Vindos de fora e também de trás, no tempo.
Entre um passado denso e um futuro que é uma incógnita, surge um Dr. Valdez tocando a campainha para lhes estruturar os diálogos.


Gostaria de ler um pouco deste livro


João Paulo Borges Coelho nasceu no Porto, em 1955, mas adquiriu nacionalidade moçambicana. É historiador. Ensina História Contemporânea de Moçambique e África Austral na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e, como professor convidado, no Mestrado em História de África da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem-se dedicado à investigação das guerras colonial e civil em Moçambique, tendo publicado vários textos académicos em Moçambique, Portugal, Reino Unido, Espanha e Canadá. As Duas Sombras do Rio é a sua primeira obra de ficção.  

 Informações retiradas do site da editora caminho 1 e 2
 

sábado, 12 de junho de 2010

Skiff da LG - Novo Leitor de Tela Flexível

Permite trabalhar com textos tradicionais, formados e-books e PDF, o Skiff também permite a leitura de  revistas e jornais. A tela touchscreen permite que o usuário possa “virar” as páginas com os dedos.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Libera o Badaró - Jesus Negão

Agora, já pode ter acesso a livros esgotados

















Graças a um acordo firmando quinta-feira passada, os livros da biblioteca digital armazenados ao longo dos últimos cinco anos pela Google poderão agora reaparecer impressos no mundo físico. Pelo acordo, a Google abriu parte de seu índice de obras ao inventor da “Espresso Book Machine”, uma impressora de alta velocidade, capaz de produzir um livro com cerca de 300 páginas e capa rústica em quatro cores em menos de quatro minutos. Ela imprime 105 páginas P&B por minuto ou 35 coloridas no mesmo tempo.

Segundo Jennie Johnson, porta-voz da Google, o público poderá conseguir a cópia impressa de um livro mesmo que só existam um ou dois exemplares dele em alguma biblioteca dos Estados Unidos, ou mesmo caso ele não mais esteja disponível em absoluto.

Apple já vendeu mais de 5 milhões de livros digitais

Steve Jobs  revelou ontem, na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC), que em 65 dias de operação a loja de livros eletrônicos da apple, a ibookstore, vendeu mais de 5 milhões de livros, o que corresponde a 2.5 livros por cada Ipad. “Em poucas semanas, nós já ocupamos 22% no mercado de livros digitais” falou Jobs. Vale lembrar que sua loja de músicas, a Itunes, é cada vez mais lucrativa, a despeito da pirataria.
BlogueEBooks

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança

  • Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.

  • É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).

  • Sabia que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?

  • Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
    Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.

  • As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!

  • Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.

  • Sabia que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.

  • Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.

  • Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.

  • Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.

  • Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
 Para saber mais clique aqui Site Junior