terça-feira, 15 de junho de 2010
As visitas do Dr. Valdez - João Paulo Borges Coelho
Tendo como pano de fundo o final de um império e o nascimento de um país, esta é a história do ocaso de duas velhas senhoras e do crescimento de um rapaz. Fechados numa pequena casa, esforçam-se os três — cada um à sua maneira — por construir uma família fora do tempo e das convenções. Mas são muitos, e fortes, os sinais que entram pelas janelas para dar sabor às suas vidas. Vindos de fora e também de trás, no tempo.
Entre um passado denso e um futuro que é uma incógnita, surge um Dr. Valdez tocando a campainha para lhes estruturar os diálogos.
Gostaria de ler um pouco deste livro
João Paulo Borges Coelho nasceu no Porto, em 1955, mas adquiriu nacionalidade moçambicana. É historiador. Ensina História Contemporânea de Moçambique e África Austral na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e, como professor convidado, no Mestrado em História de África da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem-se dedicado à investigação das guerras colonial e civil em Moçambique, tendo publicado vários textos académicos em Moçambique, Portugal, Reino Unido, Espanha e Canadá. As Duas Sombras do Rio é a sua primeira obra de ficção.
Informações retiradas do site da editora caminho 1 e 2
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Nos excessos do que se disse e escreveu sobre a descolonização - naturais, próprios e legítimos de quem a viveu - esta obra foi a coisa mais bonita que já passou por mim, nesta temática. Pela sensibilidade, pelo humanismo e pelo humor, pela verdade. Quem viveu em Moçambique, não se prive de deixar embalar neste poema (que não o é) à vida e aos sentimentos.
ResponderEliminarFernando Rebelo