domingo, 29 de agosto de 2010

Fotos de Marromeu

Publico algumas fotos, encontradas em sites e no facebook, de Marromeu
(Obrigada a todos por estas fotos)

Campos de cultivo SSE (1974)
Igreja de Marromeu

Campo de Aviação

Trolei para apanhar o comboio para a Beira



A Estação dos correios, a minha caixa postal era a 50
O hospital velho onde o meu pai trabalhou até à construção do Hospital Novo, ficava ao lado da nossa casa

A minha casa, onde vivi toda a minha infância. Entrada pelo lado do Hospital Velho
Portão de saída da casa onde vivi, no meu tempo não havia portões, o acesso à casa era livre


O Hospital Novo onde o meu Pai trabalhou até 76
Um avião de Mitombo a ser atestado.
O comboio de transporte de cana de açucar
Um giga giga

23 comentários:

  1. hmmmm Maria como conseguiste afoto da tua casa? hoje vive ai o gerente geral da acucareira. adorei
    cumpr.

    ResponderEliminar
  2. Maria João nossas famílias eram amigas em Marromeu...quem cuidou do meu nascimento foi seu pai Dr. Vasconcelos...meu pai se chama Albino Maia, minha mãe Márcia (brasileira), minha irmã Márcia Anita e meu irmão José Antonio...moramos todos no Brasil e eu no Rio de Janeiro. Adorei as fotos!
    Me escreva! martacomissária@yahoo.com.br
    Abraços,
    Marta Maia

    ResponderEliminar
  3. Lindo Maria João... como é bom ver estas imagens, embora nos deixem mais saudosos. bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Bem Hajas Mª João pela partilha. Que saudade!
    Que pena estar tudo tão degradado...
    Eu também faço parte das/os muitas/os que foram tratadas/os pelo Dr. Vasconcelos. Embora detestasse as injeções que me receitava, pois andava sempre com amigdalites...era uma pessoa impecável, um verdadeiro amante da profissão.
    Um beijinho
    Ana Mourão Fortuna

    ResponderEliminar
  5. Maria Elisabete Duarte Ramos17 de março de 2011 às 23:53

    Recordar é Viver! Trago no olhar todas as imagens apresentadas. Umas, com mais nitidez que outras. O troley e a nossa querida e saudosa Ana Maria Leitão. O aeroporto, tantas histórias para contar. Lembro-me dos passeios que dávamos de ginga e como último destino era ali no nosso campo de aviação. O transporte da cana do açúcar, sempre aguardado, para tirarmos umas canas de açúcar já queimadas. As nossas mãos ficavam negras e no nosso rosto uma alegria ímpar. Que sabor!... A casa do Dr. Vasconcelos, seu pai ... Como eu me lembro! ... As irmãs a brincar, sempre muito bem vestidas, carregadas de afectos ... e eu na minha ginga tudo observava e tudo me dava Alegria. O Hospital (velho) como eu me lembro dele! A minha mãe, sempre cuidadosa com os filhos, e lá nos levava para sermos consultados. Ainda me lembro dos bailes de Marromeu e a minha mãe a dançar com o seu Pai. Maria João Vasconcelos adorei estar aqui a viajar por Marromeu . Um abraço. Elisabete Ramos

    ResponderEliminar
  6. Ola Maria Joao Vasconcelos
    Em primeiro lugar,começo por lhe agradecer as excelentes fotos de Marromeu,e sobretudo as da casa onde viveu e eu tambem.O meu nome e Armando Lacerda e sou o filho mais novo do medico que antecedeu o seu Pai na Sena Sugar.O meu Pai chamava-se Armando Torre Do Valle de Lacerda,e possivelmene o nome nao lhe sera estranho.Como provavelmente sabera ambos ainda trabalharam juntos,creio que no ano de 1963.Conheci uma irma sua,Cristina,julgo,ataves da Madalena(Lenucha).Vou com alguma regularidade a net para ver temas relacionados com Marromeu e dei desta vez dei com as suas fotos e resolvi escrever estas linhas.Estive em Marromeu em 2008,e visitei a "nossa" casa,que e habitada pelo atual Diretor da companhia, como sabe.Achei Marromeu muito degradado,comparativamente com o que conhecia.A ultma vez que la tinha estadofoi em 1958.Dos enfermeiros do tempo do meu Pai,e que eu ainda conheci todos, so um, e vivo,e quando soube da minha visita apareceu.Talvez ainda la volte daqui a um ou dois anos.Apesar,de so la ter vivido ate aos oito anos e ter voltado em1958 para passar ferias,Marromeu marcou-me,de um modo muito especial,talvez ate irracional.
    Bom este"comentario"ja vai longo e nao era a intençao inicial,mas foi bom falar atraves destas novas tecnologias com alguem que tambem gosta de uma terra que fez parte das boas recordaçoes da minha meninice.
    Um beijo amigo ALacerda

    ResponderEliminar
  7. Ola Maria Joao Vasconcelos
    Em primeiro lugar,começo por lhe agradecer as excelentes fotos de Marromeu,e sobretudo as da casa onde viveu e eu tambem.O meu nome e Armando Lacerda e sou o filho mais novo do medico que antecedeu o seu Pai na Sena Sugar.O meu Pai chamava-se Armando Torre Do Valle de Lacerda,e possivelmene o nome nao lhe sera estranho.Como provavelmente sabera ambos ainda trabalharam juntos,creio que no ano de 1963.Conheci uma irma sua,Cristina,julgo,ataves da Madalena(Lenucha).Vou com alguma regularidade a net para ver temas relacionados com Marromeu e dei desta vez dei com as suas fotos e resolvi escrever estas linhas.Estive em Marromeu em 2008,e visitei a "nossa" casa,que e habitada pelo atual Diretor da companhia, como sabe.Achei Marromeu muito degradado,comparativamente com o que conhecia.A ultma vez que la tinha estadofoi em 1958.Dos enfermeiros do tempo do meu Pai,e que eu ainda conheci todos, so um, e vivo,e quando soube da minha visita apareceu.Talvez ainda la volte daqui a um ou dois anos.Apesar,de so la ter vivido ate aos oito anos e ter voltado em1958 para passar ferias,Marromeu marcou-me,de um modo muito especial,talvez ate irracional.
    Bom este"comentario"ja vai longo e nao era a intençao inicial,mas foi bom falar atraves destas novas tecnologias com alguem que tambem gosta de uma terra que fez parte das boas recordaçoes da minha meninice.
    Um beijo amigo ALacerda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Armando.
      Que bom saber de ti! :)) Não me recordava que o Dr. Lacerda tinha um filho... Será que brincámos juntos?
      Muito provavelmente! Eu vivia mesmo em frente da tua casa, do outro lado da estrada, entre as morrumbalas. A nossa casa foi a primeira casa de alvenaria a ser construída em Marromeu! Creio que depois foi deitada abaixo e construído um clube...
      Pois recordo bem o teu Pai, que me curava as crises de amidgalites constantes que eu tinha, e que me curou a alergia que eu tinha às conservas em lata, que eu adorava. À conta do remédio (12 injecções de cálcio na veia, não me recordo a periodicidade...) fiquei sem medo nenhum de ser picada nas veias! ehehehehhe!
      Não me recordo do teu Pai ser substituído pelo Dr. Vasconcelos.
      Mas lembro muito bem o Enfermeiro Bandeira (europeu) e a Enfermeira ...(?), negra, e para não fugir à rega, excelente! Tinha um filho de nome Tarzan, coleguinha de escola (ainda na antiga, antes do Clube) e bem endiabrado! eheheheh! Qualquer bronca que acontecesse na escola, era o Tarzan! A mãe castigava-o constantemente, pois ele era mesmo BAD! :))
      Tal como a ti, Marromeu marcou-me indelevelmente. Marromeu e o Grande Zambeze. Tenho das memórias mais lindas da minha vida, ali vividas. Sinto-me muito privilegiada por as ter protagonizado!
      Se quiseres contactar-me por outra via, meu E-mail, que não consigo colocar no nome da mensagem... - mjcouceiro@gmail.com
      Estou também no facebook - Maria João Couceiro.
      Abraço grande e até sempre

      Eliminar
    2. Uma adenda

      O meu Pai, João Couceiro, era o Tesoureiro da Sena Sugar. Minha Mãe, Maria Júlia, e minha irmã, Maria Cândida.
      Vivemos nessa casa em frente da tua, até 1961 ou 1962, não estou bem certa. Em 1961 fomos para Vila Pery, internas no Colégio, pelo que só íamos a Marromeu nas férias. Perdemos muito o contacto com os amigos, que também saíram para estudar noutras localidades com liceu. Só nos víamos nas férias, e por veses, nem isso...
      Saímos definitivamente de Marromeu em 1963, e fomos viver em Vila Pery.
      Todos os meus 3 queridos já partiram! A Cândida deixou-nos o ano passado, em Junho.
      Abraço grande

      Eliminar
  8. boa noite maria joao vasconcelos.parabens pelas fotos.chamo-me elsa lopes,esou filha do calopes que trabalhava naia senna sugar em marromeu.o meu pai e o seu eram amigos,viviamos ultimamente entre marromeu e marques.nunca mais voltei.a minha mae e um irmao meu voltaram la faz agora 2anos,depois de 33anos,para rever os meus tios e avodiz aminha mae que foi uma tristeza.mas mesmo assim gostou de voltar,o mesmo digo eu se deus quiser.1grande beijinho e ate um dia destes.elsa lopes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ CHAMO-ME JOSÉ SANTOS E SOU FILHO DE ARMANDO SANTOS COLEGA DE SEU PAI AINDA TENHO QUADROS PINTADOS PELO SEU PAI

      Eliminar
  9. Olá Elsa
    O apelido Calopes é algo que faz parte das minhas recordações.
    Obrigada pelo contato.

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso de ver estas fotos. Nasci Em Vila Fontes.1937. Meu Pai era então Despachante Oficial da Sena Sugar em Caia, Anibal Pinto LOpes.Adoeceu gravementwe e "estreou" o Hospital Velho, então novo, de Marromeu. Aí permaneceu cerca de um mês sendo depois transferido para o Hospital da Beira.Seu Irmão. Manuel Pinto Lopes,meu tio. era então, Director da Sena Sugar residindo no no Luabo.Também sou prima dos Venturas que foram funcionários da Sena Sugar no Luabo. Sou Franciscana Missionária de Maria e actualemtne resido em Lisboa. email: memanuelopes@gmail.com; facebook: MariAmelia Silva Pinto Lopes. Gostei de fazer este contacto. fraternalmente Ir.Maria Emanuel, fmm

    ResponderEliminar
  11. Olá Maria Amélia, podes seguir-nos no facebook
    https://www.facebook.com/groups/126307450723699/
    Obrigada pelo teu contacto

    ResponderEliminar
  12. Interessante, também vivi nesta mítica terra de 78 á 84.

    ResponderEliminar
  13. Olá, Maria João...que emoção ver-te aqui, tu não te lembras de mim, pois eras pequenina...minha mãe era indiana, (faleceu no ano 2012) meu pai é português, sou neta do fotógrafo Salé, na época...tanta nostalgia dessa terra!! Jamais me esquecerei! O teu pai, o Dr. Vasconcelos que nos tratou sempre, grande médico, a tua mãe,lembro-me dela, linda e muito gentil, lembro-me da Mª Guiomar... eu ia muitas vezes aos aniversários da Cristina...eu viajo muito...guardo ainda uma foto do meu aniversário, onde está a tua irmã Cristina...Mil beijinhos para todos os de Marromeu, tempos de eterna saudade! Diz-me qual é o teu email e enviarei a tal foto..felicidades para todos vós!!

    ResponderEliminar
  14. Terra de songo foi aonde eu nasci e onde meus pais e avós viveram meu nome é José santos meu pai armando santos, possivelmente seu pai me tosse ao mundo um abraço

    ResponderEliminar
  15. Boa noite, o meu nome é Carlos Melo, não partilho nenhuma destas memórias com vocês porque nunca lá vivi nem tenho ligações. Eu decidi pesquisar um pouco e deparei-me com uma serie de coisas sobre a SSE. A casa que a Sra. viveu salvo erro era a casa do médico, ainda hoje li isso num livro que tenho em casa, o livro da SSE desde os seus primórdios, penso que tenha sido uma publicação da fábrica em Alcantra, no inicio tem duas fotos, uma delas é o John Peter Hornung. Para alem disto tenho muitas fotografias desde o inicio do Sec.XX.fotografias de todos os edifício que a Sra. bem deve conhecer, Casa do médico, casa dos europeus, casa da SSE, etc....
    Caso esteja interessada em algumas coisas o meu email é cfsfmelo@gmail.com

    cumprimentos

    Carlos Melo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Carlos
      Obrigada pelo seu comentário. Realmente aguçou a minha curiosidade sobre esse livro. Entrarei em contacto consigo.

      Eliminar
  16. belas fotos Maria! deu para ver que o que meus pais contavam era verdade. o meu avó era pagador na sena sugar e por conta disso os meus pais tiveram uma infancia linda junto dos que eram chamados de assimilados na época.

    ResponderEliminar
  17. Maria Joâo,
    Pode levar à Maria João Couceiro (minha colega do CNSC de Vila Pery) este meu novo site:https://sites.google.com/view/vila-pery/
    Muito obrigado
    Nota: Como é site pode ser visto pelo público em geral

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar