quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os Audiolivros e os Leitores de MP3

Todos sabem o que é um Leitor de MP3, sim serve para ouvir música. Mas que tal dar-lhe outra função.

Nas minhas caminhadas pela cidade, numa tentativa de manter o corpo activo, levava sempre comigo o meu MP3, ao fim de algum tempo cansava-me da selecção  e  estava constantemente a trocar as músicas. Um dia enquanto procurava livros electrónicos encontrei os Audiolivros. A partir daí passei a aproveitar a minha caminhada para "ler" um livro. Foi como voltar à infância, quando nos juntávamos para ouvir as histórias infantis da colecção disquinhos, num Gira-discos a pilhas, a 45 ou 72 rotações.
Audiolivros, são livros contados, gravados em formato MP3, podem ter efeitos sonoros ou não. Para os ouvir, apenas necessita de um leitor de MP3. Muitos destes audiolivros foram inicialmente desenvolvidos para os invisuais, mas também permitem a todos os que não tiveram possibilidades de aprender a ler,  ouvir uma história contada por um narrador.
Partilhar um livro ou um história era algo que se fazia há muitos anos à beira de uma fogueira ou de uma lareira. O audiolivro, não é algo, que tenha de fazer sozinho, umas nini-colunas bastam para o partilhar.



Sem comentários:

Enviar um comentário