A pesquisa examinou 39 adultos jovenes divididos em dois grupos: um deles dormiu a sesta e outro não. Ao meio-dia, todos os participantes foram submetidos a exercícios mentais destinados principalmente a activar o hipocampo, uma região do cérebro que ajuda a armazenar informações. Os dois grupos tiveram rendimento similar.
Às 14h00, o grupo selecionado para a sesta dormiu por 90 minutos, enquanto os outros permaneceram acordados. Mais tarde, às 18h00, todos os participantes no estudo foram submetidos novamente a uma série de exercícios mentais, nos quais deveriam memorizar informações.
Os que ficaram acordados o dia todo revelaram um quebra de rendimento em comparação com os exercícios anteriores. Já os participantes que fizeram a cesta registraram um rendimento consideravelmente melhor e melhoraram também as suas habilidades.
A transferência de memórias entre o hipocampo e o córtex pré-frontal faz-se durante o sono, numa fase muito específica, a fase 2 NREM, que ocorre entre o sono profundo e a fase REM, durante a qual ocorrem os sonhos.
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