segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fichas de Trabalho - Sena Sugar Estates

Como sabem, nasci em Moçambique, na Beira e vivi a minha infância em Marromeu, na Sena Sugar Estates, onde fiz a escola primária.

Segundo diz Jaime Salgado e Carlos Pascoal * a Sena Sugar Estates foi fundada em 1920, incorporando a Companhia Açucareira da África Oriental, Companhia de Açúcar de Moçambique e The Sena Sugar Factory e que administrava os prazos (territórios) de Maganja d'Aquém Chire, Luabo e Marral, tendo fábricas em Mopeia, Luabo, Caia e Marromeu. Foi seu fundador John Peter Hornung.

* in Fichas Coloniais Portuguesas, Ed. Numisma, Lisboa, 1990

Estas, são algumas fichas de trabalho, da Companhia Açucareira Sena Sugar Estates de Luabo e Marromeu. Segundo Narsélio Pereira, Moçambique é dos territórios portugueses onde mais se emitiram fichas o que está associado como de costume à falta de moeda oficial e à existência de companhias majestáticas.

As companhias majestáticas, foram companhias privadas, às quais os governos coloniais concederam grandes porções de território, para serem administradas e exploradas em seu nome.


14 comentários:

  1. Sucinto, mas muito interessante.

    Parabéns, e obrigado pela preservação/divulgação destas memórias.

    ResponderEliminar
  2. Ola Maria Joao, tambem nasci em Marromeu , sou filho de Joaquim Gracio e Eduartina Gracio e se ainda me lembro julgo ser a filha do Dr Vasconcelos , nao ? Cumprimentos . Ze Gracio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá por acaso não é o José Carlos belo Gracio

      Eliminar
  3. Ola MAria, gostei desta materia e acredito que muitos nao sabem desta realidade. vou recomendar no portal de sena que visitem o seu blog.

    Baptista Joao

    ResponderEliminar
  4. Ola pessoal, se Deus quiser a partir do ano que vem vou morar em Marromeu.
    Atualmente moro no Brasil.
    Estou desenvolvendo um proejto social em parceira com a Companhia de Sena (e acho que é o primeiro a este nivel) e gostaria de ideis e contatos para que eu possa conversar sobre.
    meu email para contato é juli.berti@gmail.com
    desde já mto, mas mto obrigada mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Olá Juliana,só agora vi a sua mensagem, escrevo-lhe mais tarde para o seu endereço electrónico

    ResponderEliminar
  6. Seu nome nao me e estranho. Eu sou a Toya Pedroso,nasci no Luabo, mas tambem tive em Marromeu e Chinde.Meu pai. irmao A.Mario Pedroso e minha cunhada Lisete trabalharam na Sena SUGAR .Sera k tem alguma ideia destes nomes?

    ResponderEliminar
  7. Achei interessante. Tenho amigos que estiveram no Luabo dezenas de anos e descendentes seus lá nascidos. Nos nossos convívios é frequente falarem das suas experiências ao serviço da Companhia Sena Sugar. Vou dar-lhes conhecimento deste seu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola boa tarde procuro o Sr Jose de Abreu que viveu em Luabo e trabalhou no sena sugar nos anos 1976/77
      se possivel mande informacoes para
      aboojassat@gmail.com
      cumprimentos
      aboo Jassat

      Eliminar
  8. Maria Antónia, meu pai era o médico de Marromeu,Dr. Vasconcelos, de 196? a 1976, esteve também no Luabo em 1960 penso que por 2 anos, depois foi ocupar o lugar do Dr. Valério. Deve ser por isso que o nome não lhe é estranho, sou a filha mais nova. Tenho ideia do nome Pedroso, questionarei a minha mãe.
    Obrigada pelo contacto

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Jota por divulgares junto dos teus amigos. Talvez fosse interessante consultar o blogue "Portal do Sena".
    http://portaldesena.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Boas tardes. Nascido em 1956 em Marromeu, fui assistido na minha infância várias vezes pelo Dr. Vasconcelos com quem os meus Pais conviveram durante largos anos ( Madalena Traça Santos de Freitas - professora - e Mário Soares de Freitas da SSE...Há anos que nos perdemos de vista...percursos diferentes, mas a "voz da origem" - ou seja, o cheiro adocicado da fábrica ( por vezes com poeira misturada), os pôr do Sol efusiante de côr, o club e a guest house, a escola e as brincadeiras - são memórias que apesar do tempo, se mantem. É sempre um prazer localizar pessoas que são de alguma forma contemporâneas e partilharam o mesmo ceu estrelado de Africa. Ao dispôr, Mário Freitas (filho)

    ResponderEliminar
  11. Olá, Sou a filha mais nova do Dr.Vasconcelos. Lembro-me bem de ouvir falar nos teus pais. O meu pai faleceu há dois anos, mas a minha mãe está ótima. Se quiseres encontrar mais pessoas dessa época entra no facebook no grupo Marromeu.
    Vou deixar aqui o endereço direto.
    https://www.facebook.com/groups/126307450723699/

    ResponderEliminar
  12. Ola, sou neta de um dos funcionários de nome Pedro Fernandes na fabrica de açúcar em Marromeu em 1919, gostaria de obter dados de registos pessoais dele, será possível ajudar neste especto?

    ResponderEliminar